Criado em 2007, o CECC – Centro de Estudos de Comunicação e Cultura constitui uma unidade de investigação interdisciplinar na área das Humanidades, cujo propósito assenta na compreensão dos desafios da globalização e das transformações tecnológicas e da crescente consciencialização da relevância da cultura nas sociedades do século XXI.

O CECC desenvolve investigação nas áreas dos estudos de cultura, estudos literários, estudos artísticos e de comunicação, promovendo uma abordagem multidisciplinar e multi-metodológica. Os seus objetos de estudo são textos, entendidos numa perspetiva semiótica abrangente, da literatura às artes visuais e performativas, passando por artigos noticiosos, posts ou tweets. A pesquisa do CECC privilegia técnicas discursivas, antigas ou emergentes, que sustentam as estratégias através das quais se constitui o significado, no cruzamento entre o virtual e o físico, onde se redesenha a própria noção do humano.

As dinâmicas culturais da atualidade têm vindo a ser reformuladas em virtude das novas práticas de comunicação, em constante transformação despoletada pelas tecnologias digitais e pelos novos media, bem como dos novos desafios colocados pela interação cultural que resulta da mobilidade, seja esta motivada pela oportunidade, pela necessidade ou pelo conflito. Assumindo o objetivo de compreender estas mudanças e o seu impacto, o CECC irá estruturar a sua pesquisa em torno de duas temáticas, que revelam as dinâmicas conceptuais complementares do trabalho académico do Centro. Sob a perspetiva da "Ciber Humanidade", o CECC irá estudar o impacto das mudanças tecnológicas e digitais no desenvolvimento cultural, bem como o papel central dos media na construção de narrativas culturais. Sob uma perspetiva complementar, o CECC irá analisar "Culturas Globais" na sua diversidade, olhando para as questões do conflito e da pertença. Estas duas temáticas permitem orientar a investigação para a questão central do Centro: de que modo é que as diferentes localizações da cultura sob a égide da globalização e da mudança tecnológica produzem novas narrativas?

A investigação desenvolvida no CECC parte de uma sólida convicção de que as Humanidades têm um papel relevante a desempenhar na resposta a esta questão. Assim, a implementação da orientação geral do Centro pauta-se por: 1) uma estratégia ativa de recrutamento de jovens investigadores em início de carreira, que permite integrar no Centro propostas inovadoras e originais de pesquisa; 2) uma abordagem estruturada da comunicação interna; 3) uma colaboração ativa com parceiros não-académicos que potencia a disseminação dos resultados da investigação; 4) uma estratégia abrangente de internacionalização que, ao longo dos anos, tem produzido sólidos resultados. O CECC desenvolve as suas atividades em cinco grupos: Cognição & Traduzibilidade; Cultura, Arte & Conflito; Narrativas Mediáticas & Memória Cultural; Literatura & Contemporâneo Global; Literacia Digital & Mudança Cultural.