Daniela-AgostinhoLinha de Investigação: Arte, Cultura e Cidadania

Daniela Agostinho é doutorada em Estudos de Cultura pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (2014) e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (2007), tendo também estudado na Universidade Livre de Berlim. A sua tese de doutoramento, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, aborda a singularidade representacional do campo de concentração de mulheres de Ravensbruck através do seu registo fotográfico.

Foi membro do projecto de investigação "Crítica da Singularidade: o evento catastrófico e a retórica da representação", baseado no CECC e financiado pela FCT (em parceria com a Universidade Livre de Berlim e a Universidade de Kyoto). É co-editora da revista Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture, tendo editado o livro Panic and Mourning. The Cultural Work of Trauma (com Elisa Antz e Cátia Ferreira, Berlin: Walter de Gruyter, 2012).

É Project Officer do Consórcio de Lisboa e do projecto europeu Culture@Work. As suas principais áreas de investigação são a Cultura Visual, Cinema, Estudos de Memória e Estudos de Género, com particular enfoque em representações da violência. Actualmente desenvolve investigação sobre imagens de arquivo e memórias de violência histórica no cinema contemporâneo.