Jose-Pinto-LimaLinha de Investigação: Cultura, Tradução e Cognição

José Pinto de Lima nasceu em Lisboa a 4 de Outubro de 1949. Licenciou-se em Filologia Germânica em 1974 pela Universidade de Lisboa, onde iniciou funções como assistente em 1977 e se doutorou em Linguística Geral em 1990. No Departamento de Estudos Germanísticos desta universidade, exerceu funções como Professor Auxiliar de 1990 a 2003 e como Professor Associado de 2003 até ao presente. Foi Diretor do Departamento de Fevereiro de 2011 a Fevereiro de 2013.

Foi investigador do CEAE, Centro de Estudos Alemães e Europeus (financiado pela FCT) de 2003 a 2007 e é, desde então e até ao presente, investigador do CECC, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (também financiado pela FCT) na Linha de Investigação 'Translating Europe Across the Ages'. Tem lecionado disciplinas de âmbito da Linguística Geral, Linguística Alemã e Estudos de Comunicação.

Atualmente, a sua principal área de investigação é a teoria da gramaticalização e da mudança linguística, sobretudo do Português e do Alemão. Mais especificamente, tem trabalhado sobre a gramaticalização da modalidade e da evidencialidade, bem como sobre a gramaticalização de advérbios, conjunções, preposições e marcadores discursivos. O seu interesse por esta área reflete-se no livro Studies on Grammaticalization and Lexicalization. Estudos de Gramaticalização e Lexicalização, Munich: Lincom Europa, 2014. Outras áreas de investigação são a gramática alemã e portuguesa, a pragmática, a semântica, a filosofia analítica da linguagem e a teoria da mudança linguística por "mão invisível" (Rudi Keller).

Realizou estadas de investigação na Alemanha (Prof. Rudi Keller, Düsseldorf), como bolseiro do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), e nos E.U.A (Prof. Elizabeth Traugott, Stanford), como bolseiro da FLAD, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e da Fundação Gulbenkian. Realizou conferências em Portugal, Alemanha, Itália, Rússia e Bulgária. Foi o Organizador Local da 42ª Conferência da Societas Linguistica Europaea (SLE), que teve lugar em Lisboa em Setembro de 2009, bem como Presidente do Comité de Nomeação da SLE em 2013.

Desde novembro de 2013 coordena o Projeto Emergence and Grammaticalization of Adpositions in European Languages, together with Benjamin Fagard (Université de Paris 3), Elena Smirnova (Universität Hannover) and Dejan Stosic (Université de Toulouse).