Website: http://hip.lisboa.ucp.pt
Consultar o Catálogo CECC disponível na Biblioteca Universitária João Paulo II


Como biblioteca do polo de Lisboa, a Biblioteca Universitária João Paulo II (BUJP) teve o seu início no momento da fundação da UCP em Lisboa; transitou para as atuais instalações e passou a ter a atual denominação em 1989. É a única biblioteca da Universidade Católica em Lisboa (não existem bibliotecas departamentais), e dá apoio a todos os cursos ministrados na UCP em Lisboa; os seus fundos cobrem todas as áreas das Humanidades em geral, nomeadamente Filosofia, Teologia, Ciências Sociais, Direito, Economia, Gestão, História e Literatura, tanto em termos de livros (monografias) como de revistas (periódicos) e material audiovisual, possuindo cerca de 170.000 títulos monográficos (correspondentes a mais de 200.000 volumes) e mais de 1.500 títulos de periódicos vivos.

A Biblioteca Universitária João Paulo II foi assim batizada pois a primeira pedra foi colocada pelo próprio Papa João Paulo II aquando da sua visita a Portugal em 1982.

É uma biblioteca de livre acesso, aberta a todos os alunos, professores e funcionários da UCP, bem como a qualquer outra pessoa que se inscreva como leitor externo.

A BUJP está internamente organizada em diversos Departamentos técnicos, e disponibiliza aos seus utentes uma série de Serviços, incluindo acesso a várias bases de dados técnicas e acesso permanente e gratuito à Internet.

A BUJP é uma biblioteca particular, e assiste à UCP o direito de estipular as regras de funcionamento dentro dela; ao aceder às instalações da Biblioteca, todos os utentes estão implicitamente a aceitar o respeito por estas regras, podendo ser-lhes recusado o acesso futuro sempre que as desrespeitem.