Atividades

livro cabral do nascimento"Cabral do Nascimento. Escrever o mundo por detrás de um monóculo e a partir de um farol"  é o novo titulo do livro editado por Ana Salgueiro (Investigadora do CECC e doutoranda no programa de Estudos de Cultura) e Paulo Miguel Martins que acaba de ser publicado pela Imprensa Académica Uma. Esta obra inclui mais de 500 textos de Cabral do Nascimento, excertos que permaneceram desconhecidos até agora, bem como outras contribuições de vários investigadores, artistas e familiares de Cabral do Nascimento. Este título é a primeira edição da nova coleção “Tratuário. Percurso Para a História da Cultura Madeirense” que tem uma linha editorial virada para a história da cultura na Madeira.  

fernando pessoa 80 anosFernando Pessoa morreu no dia 30 de Novembro de 1935 em Lisboa, com 47 anos. Passados 80 anos este autor é considerado o maior escritor português do século XX e uma das grandes figuras do modernismo literário. No ano do 80º aniversário da morte deste incontornável autor, o investigador do CECC Steffen Dix – que tem publicado diversos artigos sobre Fernando Pessoa e o modernismo - discutiu o legado desta personalidade com duas estações de rádio alemãs. Ambas as entrevistas estão disponíveis nos sites do Deutschlandfunk e da WDR5

Living in the DeltaData: 10 de Dezembro de 2015 | 18h00
Local: Instituto de Cultura Americana (FLUL)

"Living in the Delta: New & Collected Poems" é o título do novo livro do investigador do CECC Landeg White, editado pela Parthian Books. Esta obra será lançada no próximo dia 10 de Dezembro de 2015 às 18h00, no Instituto de Cultura Americana (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). A apresentação deste livro será feita por Jeffrey Childs (Professor de Inglês e de Estudos Americanos da Universidade Aberta). Para mais detalhes sobre este novo título visite esta página

Data: 7 de Dezembro de 2015 | 17H30
Local: Sala Brasil (UCP-Lisboa)

History in Three KeysJudith Woodsworth (Concordia University, Montreal) vai lecionar um seminário na UCP no próximo dia 7 de Dezembro intitulado "History in “Three Keys”: The Case of James Legge, Translator of Confucian Thought". A Professora Judith Woodsworth abordará o caso de James Legge, um importante autor com uma enorme obra na tradução de textos clássicos chineses. Este tradutor que viveu cerca de 30 anos em Hong Kong enquanto missionário foi o primeiro professor de chinês na Universidade de Oxford. As suas traduções das obras de Confúcio continuam a ser uma referência. 

Data: 26 de Novembro de 2015
Local: Universidade Católica Portuguesa (Sala Brasil)
Field work
O Field Work é um encontro anual em que os investigadores seniores do CECC debatem os seus projetos investigação. Esta quinta edição conta com as apresentações dos investigadores Anabela Mendes, Rita Faria, Isabel Pinto, Daniela Agostinho, Paulo Campos Pinto, Miguel-Pedro Quadrio, Fernando Ilharco, Carla Ganito/Cátia Ferreira e José Gabriel Andrade. Os respondents convidados são Henry Thorau (Univ. Trier) e Mário Avelar (Univ. Aberta).

estadoemedia secxxiData: 3 de Dezembro de 2015 | 18h30
Local: Auditório 511 (CLSBE-Lisboa)

No próximo dia 3 de Dezembro pelas 18h30 decorrerá a mesa redonda “O Estado e os media no século XXI”. Este evento do CECC contará com a presença de Miguel Poiares Maduro (IUE Florença, Yale University), Pedro Norton (Impresa) e Rui Cádima (FCSH-UNL) com a moderação do investigador do CECC, Eduardo Cintra Torres (UCP-FCH).

Workshop Renaissance Craftsmen PosterO Fórum H-Soz-Kult online publicou um relatório sobre o evento “Renaissance Craftsmen and Humanistic Scholars: European Circulation of Knowledge between Portugal and Germany”. Este encontro que teve lugar nos dias 20 e 21 de Novembro de 2014 na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) em Lisboa foi organizado pelo CECC, em colaboração com o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (UNL) e com a BNP.
H-Soz-Kult é um fórum especializado e uma plataforma de divulgação para historiadores com diferentes publicações e notícias. Esta plataforma de acesso aberto e com uma diversa comunidade internacional foi fundada em 1996 e está ligada ao History Department of the Humboldt University of Berlin, baseando-se no lema “from academics – for academics – by academics”. 
Pode encontrar mais informação acerca do relatório deste Workshop aqui.

book multitude cover

O investigador do CECC Eduardo Cintra Torres e Samuel Mateus (Investigador do CECL – Universidade Nova de Lisboa) são os editores do novo livro “From Multitude to Crowds: Collective Action and the Media”. Esta obra foi baseada na conferência internacional realizada na Universidade Católica Portuguesa no passado mês de janeiro.
Este livro reúne investigações de especialistas das áreas da sociologia, ciência política, filosofia, comunicação política e estudos dos media oferecendo uma abordagem multidisciplinar para as formações sociais com ação coletiva contemporânea. Os vários estudos discutem a relevância dos media, as comunicações nos movimentos sociais e a forma como estes transformaram as sociedades mediatizadas. Entre os autores desta obra destacam-se os oradores convidados da conferência, Todd Gitlin, Christian Borch, Erik Neveu, Gustavo Cardoso e João Carlos Correia.
O livro foi publicado pela editora Peter Lang na série “Passagem: Studies in Cultural Sciences", coordenada pelos investigadores do CECC, Peter Hanenberg e Marília dos Santos Lopes. Para mais informações sobre o livro, visite o site da editora Peter Lang.

transferirData: 2-3 de Novembro de 2015
Local: Universidade Católica Portuguesa

A 5th Graduate Conference in Culture Studies tem como objetivo a reflexão do artista enquanto sujeito e objeto de estudo no campo disciplinar dos estudos de cultura. Os Keynote Speakers desta conferência são Laura Mulvey (Birkbeck, Universidade de Londres), Jean-François Chougnet (Director do Musée des Civilisations de l'Europe et de la Méditerranée), Isabel Capeloa Gil (Vice-Reitora da UCP e Diretora do Programa The Lisbon Consortium) e Ruth Rosengarthen (Artista, escritora, curadora e investigadora associada da Universidade de Joanesburgo). Para obter mais informações, visite o site da conferência https://mindthegap2015.wordpress.com/.

CARTAZ translation revolution 1Data: 22-23 de Outubro de 2015
Local: Universidade Católica Portuguesa

Enquanto uma poderosa plataforma para a inovação – embora não seja reconhecida assim algumas vezes - a tradução tem moldado o mundo contemporâneo em diferentes formas, que por vezes passam despercebidas. O 9º Colóquio Internacional de Estudos de Tradução em Portugal pretende abordar a tradução como sistema de circulação (Sontag, 2007) de ideias, discursos, textos, modelos e formas estéticas que podem ser marcadas pelo oculto e por vezes não reconhecidas para estimular a passagem e a evolução de fronteiras. Os Keynote Speakers desta conferência são Teresa Seruya (Universidade de Lisboa/CECC), Esperanza Bielsa (Universitat Autònoma de Barcelona) e Yoko Tawada (Escritora). Para obter mais informações, visite o site http://ix-translation-revolution.blogspot.pt/

 

thinking colours cover A investigadora do CECC, Elisabetta Colla, e Victoria Bogushevskaya são as editoras do novo livro "Thinking Colours: Perception, Translation and Representation" publicado pela Cambridge Scholars Publishing. Os ensaios reunidos nesta obra estão organizados em cinco áreas interligadas que refletem o discurso sobre a interação, a sensação e a perceção da cor e ainda as diversas formas desta representação cultural. Os autores analisam aspetos relacionados com a “definição” de cores, assim como a sua mediação e representação, considerando as tradicionais e novas abordagens da cor, e analisando a produtividade cultural deste conceito em diversos campos.
Esta obra foi baseada na conferência do CECC “Thinking Colours: Perception, Translation and Representation” realizada em Março de 2012. Para mais informações sobre este livro, veja aqui.

CartazFinal2Data: 20 de Outubro de 2015 | 18:30h
Local: Sala de Exposições (UCP)

Loredana Polezzi, Professora de Tradução na School of Modern Languages da Universidade de Cardiff vai lecionar um seminário aberto intitulado "From truth to honesty: migration, writing and self-translation" no próximo dia 20 de outubro na UCP. Este seminário terá lugar na Sala de Exposições às 18h30.
Loredana Polezzi foi leitora de estudos italianos na School of Modern Languages and Cultures da Universidade de Warwick e diretora do Warwick Venice Centre. Os seus principais interesses de investigação são os estudos de tradução, a literatura comparada e a história da escrita de viagens, cujos temas tem publicado diversos trabalhos. A sua recente investigação tem focado as mobilidades geográficas e sociais e como estas ligam-se com as teorias e práticas de tradução. Foi também co-editora da revista internacional “The Translator” com Rita Wilson e co-investigadora no projeto de investigação “Transnationalizing Modern Languages”, bem como membro fundadora da rede ‘Cultural Literacy in Europe’.

 

 

Cartaz digitalhumanitiesData: 18 de Setembro de 2015 | 14h-17h
Local: Universidade Católica Portuguesa

A mestre Dália Guerreiro (Universidade de Évora) vai dar um seminário de investigação no próximo dia 18 de Setembro (14h – 17H), intitulado “Digital Humanities”. Esta palestra é promovida pelo projeto de investigação “Epistemological Theories – Ways of seeing the world”, coordenado pela investigadora do CECC, Laura Bettencourt Pires.

ICLA BelemO CECC recebeu o encontro anual e a conferência “Fear in/of Literature" da ICLA (International Comparative Literature Association and the International) que se realizou nos dias 29 de Junho a 2 de Julho na Universidade Católica Portuguesa (UCP). A Professora Isabel Capeloa Gil, Vice-Reitora da UCP e Investigadora do CECC é a representante de Portugal no Conselho Executivo da ICLA.
Os participantes deste evento foram recebidos pela Reitora da UCP e pela Primeira-Dama portuguesa, a Dra. Maria Cavaco Silva no Palácio de Belém. Para mais detalhes sobre esta receção visite o site da Presidência.

cartaz FEARData: 1-2 de Julho de 2015
Local: A1 - Universidade Católica Portuguesa

Estes dois dias de seminário propõem o debate e a reflexão do medo na literatura e o medo da literatura, através de uma variedade de perspetivas, a partir do estudo das emoções e da cognição através da teoria cultural e literária. O evento é organizado pelo CECC como parte integrante do encontro anual da ICLA. A entrada é livre. Faça o download do programa aqui.

ICLA logoData: 29 de Junho a 2 de Julho
Local: Universidade Católica Portuguesa

O Centro de Estudos de Comunicação e Cultura vai receber a edição 2015 do encontro executivo e a conferência internacional da ICLA. O encontro será nos dias 29 e 30 de junho, seguido pela conferência “Fear in Literature” nos dias 1 e 2 de julho. A ICLA (International Comparative Literature Association) foi criada em 1955 e procura desenvolver o estudo da literatura através de uma perspetiva internacional. Para obter mais informações sobre esta conferência consulte o site da ICLA aqui.

logo gmcsO investigador do CECC Gonçalo Pereira Rosa foi premiado por um programa de incentivos à investigação e publicação na área da comunicação, promovido pelo governo português, tendo agora oportunidade de publicar a sua tese de doutoramento. Neste trabalho Gonçalo Pereira Rosa discute as representações mediáticas de diferentes ameaças no contexto da sociedade de risco, examinando dois eventos recentes (o afundamento do Prestige e a epidemia da Gripe A) centrando-se na construção social das notícias, tendo sido a melhor obra entre os onze trabalhos apresentados e apreciados pelo júri. Gonçalo Pereira Rosa é autor de dois livros “A Quercus nas Notícias” (2006) e “Parem as Máquinas” (2015)

journal logoA Luso-Brazilian Review uma revista da Universidade de Wisconsin publicou uma recensão sobre o livro “Translating Camões: a personal record” do investigador do CECC, Landeg White considerando uma das contribuições mais dignas sobre Camões, destacando o seu grande interesse para qualquer estudante de literatura ou tradução. 
A Luso-Brazilian Review é uma revista que publica estudos interdisciplinares sobre a cultura lusófona com ênfase principal nas áreas científicas de literatura, história e ciências sociais. Poderá ler esta recensão completa aqui.

DiffractionsAcaba de ser publicado o quarto número da revista Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture, uma publicação online, de acesso aberto e com arbitragem científica editada por jovens investigadoras do CECC. Este quarto número é dedicado ao tema " Popping the Question - The Question of Popular Culture" e pode ser consultado em www.diffractions.net.
Este número inclui artigos sobre a relação entre o hip-hop e a presidência de Barack Obama, a série televisiva Sobrenatural e a sua reflexão na cultura popular, os pósteres de propaganda durante o regime de Mao Ttse Tung e a distinção entre o popular e o erudito nas performances do teatro de feira em Lisboa no final do século XIX. O presente número conta também com entrevistas ao Professor David Hesmondhalgh, que discute a importância da cultura popular; ao Professor Carlos Rojas que fala sobre a cultura popular na China e ainda ao músico e vocalista da Banda Moonspell Fernando Ribeiro que reflete a relação sobre identidade nacional e a globalização. Para ler todos os artigos, entrevistas e recensões visite o site: http://www.diffractions.net/index.php.

convite 1915 ORPHEU EDPData: 25 de Junho de 2015
Local: Museu da Eletricidade

O CECC e a Fundação EDP convida todos os interessados à inauguração da exposição “1915, o ano do Orpheu” no próximo dia 25 de junho, às 18h30 no Museu da Eletricidade. Steffen Dix, investigador do CECC, é o curador desta exibição produzida em parceria com o Centro Nacional de Cultura.
A esposição estará aberta ao público até ao próximo dia 20 de Setembro de terça a domingo das 10h às 18h. A entrada é livre.

SS posterData: 22-27 de Junho de 2015
Locais: Culturgest, Museu da Eletricidade, UCP e Fundação Calouste Gulbenkian

A V Lisbon Summer School for the Study of Culture organizada pelo Lisbon Consortium pretende reunir doutorandos, investigadores, artistas e profissionais do setor artístico para discutir as múltiplas formas de cultura. O tema deste ano incide sobre as capacidades do conceito de cidadania cultural enquanto um roteiro para o futuro, formulado num novo contrato civil patrocinado pelas artes.
A Summer School será entre os dias 22 a 27 de junho na Universidade Católica Portuguesa e em várias instituições culturais em Lisboa. Os oradores convidados são Mieke Bal (Universidade de Amesterdão), Marita Sturken (Universidade de Nova Iorque), Tisa Ho (Festival de Artes de Hong Kong), Igor Stiks (Universidade de Edimburgo), Luísa Leal de Faria (Universidade Católica Portuguesa), Karl Erik Schollhammer (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Guilherme d'Oliveira Martins (Presidente do Centro Nacional da Cultura e Presidente do Tribunal de Contas), Paulo Soeiro de Carvalho (Câmara Municipal de Lisboa) e Hans Bertens (Universidade de Utrecht). Para mais informações visite o site https://culturalcitizenshipsummerschool.wordpress.com/

palestra Victor K MendesData: 16 de Junho – 11h30
Local: Sala Sociedade Científica (Ed. Biblioteca João Paulo II – UCP)

O Professor Victor K. Mendes vai dar uma palestra na Universidade Católica Portuguesa no próximo dia 16 de junho (11h30) com uma apresentação intitulada de “Are the presses closing down? Conceptualizing the Hybrid Book in Open Access”.
Victor K. Mendes é professor associado e coordenador do doutoramento de “Luso-Afro-Brazilian Studies and Theory” da Universidade de Massachusetts Dartmouth. Os seus principais interesses são os livros híbridos de acesso aberto. É também editor da série “Luso-Asio-Afro-Brazilian Studies & Theory” e foi editor da “Portuguese Literary & Cultural Studies” (1998-2012). Nesta comunicação o Professor Victor K. Mendes propõe abordar alguns desafios dos textos publicados no tempo das humanidades digitais e conceptualizar o lugar do livro híbrido no meio digital de acesso aberto, refletindo sobre as suas vantagens e desvantagens.

DOLP cartazData: 8 de Junho - 18h30
Local: Sala de Exposição (Ed. Biblioteca João Paulo II - Universidade Católica Portuguesa)

A Professora Eva-Maria von Kemnitz, investigadora do CECC é a coordenadora do novo projeto de investigação intitulado de "Dicionário de Orientalistas de Língua Portuguesa", um trabalho de pesquisa do CECC, inserindo-se na linha de investigação "Culture, Translation and Cognition". Este projeto nasce da constatação da dispersão e do desconhecimento generalizado da produção científica dos orientalistas que se expressam em português. Através de uma perspetiva académica, propõe-se resgatar a memória dos que trabalham vários Orientes nas suas obras, esperando que o Dicionário seja um instrumento de trabalho útil à comunidade ciéntífica e a todos os interessados. No âmbito deste projeto será feita uma apresentação no próximo dia 8 de junho às 18h30 na Sala de Exposições (Ed. Biblioteca João Paulo II - Universidade Católica Portuguesa) com a Professora Eva-Maria von Kemnitz e o diretor do CECC e também coordenador da linha de investigador do projeto, o Professor Peter Hanenberg. Para mais informações consulte o site aqui.

pessoa logo tranparentData: 7 de Junho – 18h
Local: Feira do Livro de Lisboa (Auditório Casa Fernando Pessoa)
O investigador do CECC Steffen Dix participará no próximo domingo (dia 7 de junho às 18h00) num debate com Richard Zenith e Sílvia Laureano Costa no contexto de algumas exposições que têm sido realizadas acerca do 100º aniversário do Orpheu.
Steffen Dix é curador da exposição “1915 - O Ano do Orpheu” que será inaugurada no Museu da Eletricidade no dia 26 de Junho; Richard Zenith é responsável pela exposição “Os Caminhos de Orpheu” com lugar na Biblioteca Nacional e Sílvia Laureano Costa é comissária da exposição “Nós, os de Orpheu” que resulta de uma parceria entre a Casa Fernando Pessoa e o Instituto Camões. Este evento terá lugar no Auditório da Casa Fernando Pessoa na 85ª Feira do Livro de Lisboa e será moderado pelo jornalista Luís Caetano.

livro jorge almeida e pinhoData: 6 de Junho – 18h
Local: Feira do Livro – Praça Laranja
“A Tradução para Edição. Viagem ao Mundo de Tradutores e Editores em Portugal (1974-2009)” é o título do novo livro do investigador do CECC Jorge Almeida e Pinho, publicado pela Universidade do Porto. O livro será lançado na 85ª Feira do Livro de Lisboa (Praça Azul) no próximo dia 6 de Junho, com a apresentação da também investigadora do CECC a Professora Teresa Seruya.

Convite 06 05 17hO CECC e a Universidade Católica Editora convidam todos os interessados a participarem no lançamento do livro “ A New Visibility: On Culture, Translation and Cognition” e no debate “A visibilidade da tradução” na 85ª Feira do Livro de Lisboa no próximo dia 6 de Junho e com a participação dos investigadores do CECC, Peter Hanenberg, Maria Alexandra Lopes, Jorge Almeida Pinho e Fernando Ferreira Alves da Universidade do Minho e Presidente do Conselho Nacional de Tradução.

convite livro BHData: 4 de Junho – 18h30
Local: Sala de Exposições (Ed. Biblioteca João Paulo II – Universidade Católica Portuguesa)
“Mao, China y los 'Otros'” é o título do novo livro da investigadora do CECC, Beatriz Hernández, publicado pelo Instituto Internacional de Macau. O lançamento será no próximo dia 4 de Junho, às 18h30 na Universidade Católica Portuguesa (Sala de Exposições) com a apresentação da Professora Isabel Capeloa Gil (Vice-Reitora da UCP).

Ivan GomezO Professor Ivan Gómez, docente da Escola de Comunicação da Universidade Ramon Llull, está no CECC como investigador convidado, com o apoio de uma Bolsa do Banco Santander. O seu projeto de investigação centra-se na ficção cinematográfica portuguesa e no passado colonial, através de uma perspetiva histórica, com a orientação da Professora Isabel Capeloa Gil. O Professor Ivan Gómez tem um doutoramento em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Autónoma de Barcelona, contando também com formações em Direito e em Comunicação (ambas pela Universidade Rámon Llull) e tem investigado áreas como a História do Cinema e da Televisão, a Teoria da Literatura, a Ficção Cinematográfica e os Videojogos.
Consulte aqui o CV deste investigador.

logoAna Margarida Abrantes, investigadora do CECC e professora da Faculdade de Ciências Humanas (UCP) é a nova Presidente da APEG (Associação Portuguesa de Estudos Germânicos). O novo conselho da direção - eleito em assembleia geral no passado dia 26 de março – é também composto pelos Professores Gerd Hammer (FLUL) e Gerald Bär (Professor na Universidade Aberta de Lisboa e também investigador do CECC), Maria João Cordeiro (Professora no Instituto Politécnico de Beja e Investigadora do CECC), Fernando Clara (Professor na UNL), Júlia Garraio (Investigadora do ICS e Professora na Universidade de Coimbra) e Idalete Dias (Professora da Universidade do Minho). O conselho diretivo volta a ser presidido por um professor da Faculdade de Ciências Humanas e investigador do CECC, depois do Professor Peter Hanenberg ter sido também presidente entre 2006 e 2010.
Para mais informações sobre a APEG visite o site aqui

rcgaes logoAnne Martina Emonts, investigadora do CECC e do CIERL (Universidade da Madeira) ganhou uma bolsa do Research Centre for German and Austrian Exile Studies (EXILE) do Instituto de Línguas Modernas da Universidade de Londres. A bolsa “Martin Miller and Hannah Norbert Miller Visiting Fellowship” é atribuída todos os anos a investigadores que trabalham áreas do exílio do discurso germânico no Reino Unido. Assim a investigadora do CECC estará os próximos meses no Instituto de Línguas Modernas, desenvolvendo a sua investigação sobre o exílio de Mechtilde Lichnowsky e as suas atividades culturais, entre outros exilados em Londres antes da Primeira Guerra Mundial e depois da Segunda Guerra Mundial.

1915 o ano do orpheu“1915 - O Ano do Orpheu” é o título do novo livro coordenado pelo investigador do CECC Steffen Dix publicado pela editora Tinta-da-China. Este livro inclui um total de 25 artigos, que focam o contexto da primeira fase do modernismo português e dos protagonistas do Orpheu, contando com artigos de reconhecidos autores como Manuel Villaverde Cabral, Nuno Júdice, José Barreto, João Pedro George, Jerónimo Pizarro, Arnaldo Saraiva e Ellen Sapega. Em entrevista ao Jornal de Letras, Steffen Dix fala da importância que o Orpheu teve no contexto cultural e intelectual, celebrando-se este ano o 100º aniversário desta revista. Leia a entrevista completa aqui.

premio IPPSA investigadora do CECC, Ana Salgueiro Rodrigues foi distinguida com o prémio “Excelente Comunicação - IPPS-Montepio António Dornelas” pelo seu artigo “Literacia da Paisagem e do Risco: Educação e Participação Local na Reinvenção de uma Democracia Glocal” com a colaboração de Sara Bonati. O artigo foi apresentado no 1º Congresso da Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Ana Salgueiro Rodrigues e Sara Bonati estão a desenvolver o projeto de investigação “(Des)Memória de desastre? Cultura e perigos naturais. Madeira, um caso de estudo”, resultado de uma parceria entre CECC e CIERL (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais) da Universidade da Madeira. Atualmente, Ana Salgueiro Rodrigues é doutoranda em Estudos de Cultura no programa The Lisbon Consortium. O artigo poderá ser lido aqui.

best masters logoO Mestrado em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências da Universidade Católica Portuguesa foi considerado o terceiro melhor do mundo no ranking da Eduniversal Best Masters na área de Artes e Gestão da Cultura. O programa The Lisbon Consortium é o único mestrado português a constar no Top 25 deste ranking. Poderá consultar os resultados completos aqui. Para mais informações sobre o mestrado em Estudos de Cultura, visite o site da Faculdade de Ciências Humanas.

istme logoA Professora Isabel Capeloa Gil e Daniela Agostinho da Linha de Investigação de Arte, Cultura e Cidadania do CECC foram nomeadas representantes nacionais para o COST Action In Search of Transcultural Memory in Europe (ISTME), uma rede internacional que investiga a produção dinâmica transnacional e a circulação da memória cultural na Europa. Para mais informação consulte o site desta rede aqui.

manuscrito cod-1373-1 gA investigadora do CECC Isabel Pinto é a comissária da mostra "Do manuscrito ao espectáculo: a coleção do teatro de António José Oliveira", que estará em exposição de 1 de Outubro a 31 de Dezembro, na Sala de Referência da Biblioteca Nacional, em Lisboa. 
A mostra consiste numa coleção manuscrita de mais de 200 textos de vários géneros copiados por António José Oliveira entre 1780 e 1797, permitindo assim compreender a importância da indústria teatral portuguesa na segunda metade do século XVIII. A entrada é livre.

capa estudoAcaba de ser publicado o estudo "Geração 2020: O futuro de Portugal aos olhos dos universitários", cujo objectivo passa pela apresentação das expectativas da "Geração 2020" acerca do futuro do país, através da realização de 1100 inquéritos a jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, na sua maioria estudantes universitários.
O Professor Doutor Peter Hanenberg, diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), foi responsável pela análise das respostas aos inquéritos, ao passo que a Doutora Patrícia Dias participou na organização metodológica deste estudo, em parceria com a Consultora de Comunicação Imago – Llorente & Cuenca.
A observação dos resultados do inquérito permite perceber que a maioria dos jovens acredita que em 2020 Portugal será um país melhor. Essa melhoria deve-se em especial a três entidades distintas: as universidades, os próprios jovens e as famílias. O presente trabalho mostra também que os jovens acreditam ser necessária uma alteração nos partidos políticos e no sistema judicial. Por último, os inquiridos consideram que a educação é uma área chave no futuro nacional.
A principal conclusão deste estudo foi a de que “a cultura afirma-se como um recurso indispensável para as sociedades do século XXI. Especialmente a relação íntima entre os conceitos de cultura e de criatividade dão origem a uma dinâmica em que até pode parecer que a economia tende a usurpar toda a ação cultural” (Peter Hanenberg). Pode encontrar o estudo aqui.

facebbokO CECC está agora no Facebook. Siga-nos e receba todas as notícias sobre os eventos, publicações e iniciativas do nosso centro. Pode encontrar-nos aqui.

logo olhares com-imagem-03-01Data: 24 e 25 de Outubro, 2014
Local: Auditório 2 (Faculdade de Ciências Humanas, UCP)

Oradores principais: Helena Rebelo Pinto, Manuel Braga da Cruz, Maria Teresa Ribeiro,  Henrique Joaquim, Lígia Monteiro, Nuno Torres, Fernanda Freitas, Teresa Líbano Monteiro, Verónica Policarpo, Isabel Capeloa Gil, Isilda Pegado, João César das Neves, Sofia Reimão, João Miguel Tavares, Mariano Martinez-Aedo Rojo, D. Manuel Clemente, Maria da Glória Garcia, Carlos Morujão.

Para mais informações visite: http://conferenciafamilia2014.wordpress.com/

WPRF2014 - TAP 4c48aOs investigadores do CECC, Patrícia Dias e José Gabriel Andrade, foram distinguidos com um Award of Distinction na categoria Academic Case Studies dos Global Alliance Comm Prix.
O prémio foi entregue no âmbito do 2014 World Public Relations Forum e distingue o estudo "The PR pyramid: Guidelines for Social Media Management". Neste trabalho, os docentes analisaram com detalhe a forma como a TAP gere a sua presença nas redes sociais, com especial destaque para o Facebook.

IdahoNationalLaboratoryData: 26 de Setembro de 2014
Local: Escola Superior de Educação Almeida Garret, Lisboa

O professor e diretor do CECC Peter Hanenberg e a investigadora Isabel Pinto vão participar esta sexta-feira na conferência "As Humanidades Digitais: entre a investigação e a formação de professores" na Escola Superior de Educação Almeida Garret, em Lisboa. A conferência foca a evolução digital, em especial na área da educação (escolas e universidades). Para mais informações:  http://www.eseag.pt/noticias/eventos/as-humanidades-digitais-entre-a-investigacao-e-a-formacao-de-professores.html 

Data: 6 de Novembro de 2014
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa

Field Work é um encontro anual onde os investigadores sénior do CECC debatem os projetos em que estão a trabalhar. Esta vai ser a quarta edição. Mais detalhes serão anunciados brevemente. 

Data: 13 e 14 de Novembro de 2014
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa

2014 foi designado como O Ano Europeu do Cérebro. Esta conferência organizada pelo CECC, CIIS, CEFi e CEPCEP, pretende debater alguns dos mais importantes problemas neste campo atualmente, envolvendo a cultura, educação, cognição, emoções e memória. Mais detalhes serão anunciados brevemente. 

finalData: 21 de Novembro de 2014
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa

Oradores convidadosBenjamin Fagard (Universidade de Paris), Elena Smirnova (Universidade de Hannover), José Luís Cifuentes Honrubia (Universidade de Alicante), José Pinto de Lima (Universidade de Lisboa), Maria Francisca Xavier (Universidade Nova de Lisboa), Telmo Móia (Universidade de Lisboa), Walter de Mulder (Universidade de Antuérpia).

Para mais informações: 
http://complexprepositions.wordpress.com/

 

misterios de lisboaData: 11 e 12 de Dezembro de 2014
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa

Nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2014, a Universidade Católica Portuguesa vai receber o colóquio internacional sobre a obra de Camilo Castelo Branco Mistérios de Lisboa, as suas adptações a outros media e a sua circulação no mundo lusófono. Este evento - organizado por Isabel Gil, Catherine Nesci (Universidade de Califórnia, Santa Bárbara) e Marie-Ève Thérenty (Universidade de Montpellier III), com o apoio de Medias19 -, é o quinto de uma série de colóquios internacionais sobre mistérios urbanos que foram realizados em vários locais: México (2011), Québec (2012), Montpellier e Paris (2013), Santa Bárbara (2014). A adaptação cinematográfica, em 2010, de uma obra-prima da literatura mundial levou a um resurgimento internacional do interesse pelos mistérios urbanos que levantam questões a nível da transversalidade da cultura, da língua e dos media. O colóquio de Lisboa focar-se-á na contribuição portuguesa e lusófona no primeiro fenómeno moderno da globalização cultural e analisará características específicas do mistérios urbanos lusófonos. 

From Multitude to CrowdsData: 26 e 27 de Janeiro de 2015
Local: Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa

Oradores convidadosChristian Borch (Copenhagen Business School), Erik Neveu (Science Po Rennes), Gustavo Cardoso (ISCTE - Lisboa), João Carlos Correia (Universidade da Beira Interior).

Para mais informações: 
http://cecc-fch-ucp.wix.com/movements2015

convite PDData: 30 de janeiro, 2014
Local: Livraria Ferin, Lisboa

Tem lugar esta quinta-feira, dia 30 de janeiro, pelas 18h30, o lançamento do livro Viver na Sociedade Digital: Tecnologias digitais, novas práticas e mudanças sociais, da autoria da investigadora Patrícia Dias.

+ info.

cartaz irony-graduate-conference4th Graduate Conference in Culture Studies
Data: 23 e 24 de janeiro 2014
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Keynote Speakers: Jorge Fazenda Lourenço (FCH-UCP), Mario Perniola (University of Rome), Michele Cometa (University of Palermo), Philip Auslander (Georgia Institute of Technology) e o artista Rui Catalão

Para mais informações, consulte:
http://irony2014conference.wordpress.com/

natal 2013

convite Humanidades e Ci 25C3 25AAnciasData: 12 dezembro, 2014
Local: FCH, UCP, Lisboa

Terá lugar esta quinta-feira, dia 12 dezembro, pelas 18h30, na Sala de Exposições, o lançamento do livro As Humanidades e as Ciências - Dois Modos de Ver o Mundo, de Maria Alexandre Bettencourt Pires e Maria Laura Bettencourt Pires (coord.). A apresentação da obra será feita pelo Senhor Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor António Feijó.

+ info.

On the Eve of WarV CECC International Conference on Culture and Conflict
Data: 5 e 6 dezembro, 2013
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Keynote Speakers: Jeremy Black (University of Exeter), Margaret Higonnet (University of Connecticut), Filipe Ribeiro de Meneses (National University of Irelnad), Hipólito de la Torre (UNED - Madrid)

Jogar Futebol com as PalavrasData: 29 de novembro, 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Tem lugar esta sexta-feira, dia 29 de novembro, pelas 18h30, o lançamento do livro Jogar Futebol com as Palavras: Imagens Metafóricas no Jornal "A Bola", da autoria de Maria Clotilde Almeida, Bibiana de Sousa, Paula Órfão e Sílvia Teixeira. O evento acontece no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a apresentação da obra estará a cargo de Manuel Frias Martins (FLUL) e Eduardo Cintra Torres (CECC-UCP).

+ info.

videojogosO volume pode ser consultado aqui.

Está já disponível para download o e-book Jogar, Jogo e Sociedade, que resulta da 5ª Conferência Anual em Ciência e Arte dos Videojogos, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa entre 13 e 15 de dezembro 2012, numa organização conjunta da Linha de Investigação Media, Tecnologia, Contextos do CECC e da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos.

+ info.

congresso fernando pessoaData: 28, 29 e 30 de novembro, 2013
Local: Teatro Aberto em Lisboa

O investigador do CECC Steffen Dix vai participar no III Congresso Internacional Fernando Pessoa, que tem lugar nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Teatro Aberto em Lisboa. O evento é organizado pela Casa Fernando Pessoa, em torno da celebração dos 125 anos do autor de Livro do Desassossego, e conta com a participação de mais de quarenta investigadores, críticos, tradutores e criadores de diferentes países.

+ info.

working progress 3Próxima sessão: 21 novembro, às 18h30, 2013
Local: Sala CECC (FCH - Gabinete 2305)

Este grupo de trabalho parte do princípio, talvez não muito original, de que a capacidade de fazer perguntas e dar respostas se encontra na génese do trabalho académico. Procura-se, assim, criar um espaço no qual os investigadores possam questionar o seu trabalho e o de outros. Através de encontros quinzenais ou mensais, os participantes têm a possibilidade de apresentar o seu trabalho em curso. O grupo tem ainda como objetivo incentivar o espírito de cooperação e de entreajuda entre estudantes e investigadores, cujo trabalho é tantas vezes solitário. Para mais informações, enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cam 25C3 25B5es

O jornal Herald, o diário mais antigo de Goa e aquele que regista atualmente maior índice de circulação, publicou um artigo da autoria do investigador Landeg White, intitulado Camões de Goa.

O artigo pode ser consultado a partir do link http://www.epaperoheraldo.in

Recentemente, Landeg White participou também como convidado na Feira Internacional do Livro de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. O evento, já na sua 32ª edição, decorreu de 6 a 16 de Novembro. Mais informação pode ser consultada na página oficial da Feira, em www.sharjahbookfair.com

Os Portugueses descobriramO investigador do CECC Paulo Jorge de Sousa Pinto acaba de publicar um novo livro, intitulado Os Portugueses descobriram a Austrália? 100 Perguntas sobre Factos, Dúvidas e Curiosidades dos Descobrimentos. A edição é da responsabilidade de A Esfera dos Livros.

Mais informação sobre a obra pode ser consultada na página da editora, em http://www.esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=379 

Col 25C3 25B3quio Letras 184Data: setembro, 2013

A Revista Colóquio Letras, editada quadrimestralmente pela Fundação Calouste Gulbenkian, inclui no seu volume nº 184, referente ao período Setembro-Dezembro 2013 e dedicada ao tema "Oriente/Ocidente", um artigo do investigador Gaspare Trapani, intitulado Percursos do 'eu' quebrado: as almas de Bernardo Soares e os rostos de Vitangelo Moscarda.

Mais informação sobre esta publicação pode ser consultada através do link http://coloquio.gulbenkian.pt/bib/sirius.exe/issue?n=184 

Jornalismo e Jornalistas

O Investigador do CECC, Gonçalo Pereira Rosa, estabeleceu uma parceria com o Clube de Jornalistas, que edita trimestralmente a revista "Jornalismo e Jornalistas", para produzir artigos sobre episódios da história do jornalismo português.

A primeira colaboração já impressa, intitulada O Dia de Glória de Urbano Carrasco, pode ser consultada aqui.

Cartaz Field Work IIIData: 5 novembro, às 11h30, 2013
Local: Sala Brasil (edifício da Biblioteca, UCP)

O CECC convida para a 3ª edição do Fieldwork, uma iniciativa que reúne as três Linhas de Investigação do Centro e promove a apresentação e o debate de trabalhos de investigação em curso.

Gerhard LauerData: 1 de novembro, às 14h30, 2014
Local: Sala Brasil (edifício da Biblioteca, UCP)

O CECC convida para um diálogo com Gerhard Lauer (Universidade de Göttingen, Alemanha).

Temas em debate:

  • Digital Humanities
  • Cognitive Literary Studies
  • Cognition and Culture

cartaz coloquio 1Data: 29 de outubro, 2013, às 14h30
Local: Sala Brasil (Edifício Biblioteca, UCP)
Entrada livre.

Benjamin Fagard
(Investigador Convidado do Laboratoire Lattice, ENS - Centre National de la Recherche Scientifique)
"Espaço, linguagem e gramática: estudos empíricos e questões teóricas"

Acaba de ser publicado o primeiro número da revista Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture, um projecto iniciado e editado por jovens investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Trata-se de uma revista online, de acesso aberto, com arbitragem científica e periodicidade semestral.

+ info.

Data: 24-25 de Outubro de 2013
Local: Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Colóquio Internacional 1813-2013: duzentos anos de recepção do texto seminal "Sobre os Diferentes Métodos de Traduzir", de Friedrich Schleiermacher

Uma organização conjunta do CECC, ULICES-CEAUL e DGS-FLUL. Para mais informações, consulte o site do evento em http://www.etc.ulices.org/Schleiermacher.2013/Welcome.html 

Data: 18 e 19 de outubro de 2013
Local: Funchal, Madeira

Colóquio promovido no âmbito do projecto "(Des)Memória de desastre? Cultura e Perigos Naturais, catástrofe e resiliência. Madeira, um caso de estudo", associado à linha de investigação CULCO do CECC.

+ info.

Data: 9 a 11 Setembro 2013
Local: Faculdade de Ciências Humanas, UCP (Lisboa)

Para informação completa sobre o evento, consulte o site oficial em http://www.iberianstudies.net/ 

Data: 4 a 6 de Setembro, 2013
Local: Fundação Portuguesa das Comunicações

Terá lugar de 4 a 6 de Setembro 2013 o Workshop "History of the Media in Transition Periods", organizado pela Secção de Communication History da ECREA, em parceria com a linha de investigação Media, Tecnologia, Contextos do CECC.

A iniciativa decorre na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa (Rua do Instituto Industrial nº 16).

Para informação detalhada, consulte o blogue do evento:
http://workshophistoryofthemedia.wordpress.com/ 

A investigadora do CECC Barbara Aniello acaba de ganhar uma Bolsa atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian para o seu Projeto de Edição da "Correspondência José-Augusto França/Eduardo Lourenço". A edição deverá compreender um período de mais de 60 anos, desde 1951 até 2013, tendo como pano de fundo o panorama da Cultura Portuguesa e a sua evolução.

Ambos os autores aceitaram acompanhar o trabalho da investigadora na qualidade de supervisores.

+ info.

ossian and national epic

A obra Ossian and National Epic, editada pelo investigador do CECC Gerald Bär emossian and national epic parceria com Howard Gaskill, acaba de ser alvo de uma recensão crítica publicada na Eighteenth-Century Scotland: The Newsletter of the Eighteenth-Century Scottish Studies Society (No. 27, Spring 2013). O texto é da autoria de Fiona Stafford, da Universidade de Oxford.

Ossian and National Epic foi publicado pela Peter Lang em 2012, e integra a coleção Passagem - Estudos em Ciências Culturais, da responsabilidade dos Professores Marília dos Santos Lopes e Peter Hanenberg.

Portugal Contemporaneo

O Prof. Doutor José Miguel Sardica, investigador do CECC e Diretor da Faculdade de Ciências Humanas, acaba de publicar um novo livro, intitulado Portugal Contemporâneo - Estudos de História.

O livro integra a Colecção Estudos de Comunicação e Cultura, publicada pela Universidade Católica Editora (http://www.uceditora.ucp.pt/)

Eduardo-Cintra-Torres-A-Televisao-e-a-Multidao

O investigador do CECC, Prof. Doutor Eduardo Cintra Torres, acaba de publicar um novo livro, intitulado A Multidão e a Televisão: Representações contemporâneas da efervescência colectiva.

O livro integra a Colecção Estudos de Comunicação e Cultura, publicada pela Universidade Católica Editora (http://www.uceditora.ucp.pt/).

Data: 18 e 24 de julho 2013
Local: Paris

O CECC estará presente no XX Congresso da ICLA (International Comparative Literature Association), que decorre em Paris entre os dias 18 e 24 de julho 2013.

No evento participarão os investigadores Gerald Bär, Ana Margarida Abrantes, Peter Hanenberg e Isabel Capeloa Gil.

Para mais informações, consulte a página oficial do evento:
http://icla-ailc-2013.paris-sorbonne.fr/accueil.html

logoData: 26 e 28 de junho 2013
Local: Universidade Lusíada, em Lisboa

O CECC vai marcar presença na iniciativa Culture for All: International Mobility, Creative Economy and Entrepreneurship, promovida pela agência nacional PROALV, que decorre entre os dias 26 e 28 de junho na Universidade Lusíada, em Lisboa.

+ info.

III summer schoolCultures at Work/Working with Culture
III summer school
Data:
24 a 30 de Junho 2013
Local: Universidade Católica Portuguesa

A III Lisbon Summer School for the Study of Culture, organizada pelo Lisbon Consortium, decorre de 24 a 30 de junho na Universidade Católica Portuguesa e em diversas instituições culturais da cidade de Lisboa.

http://lisbonsummerschool.wordpress.com/ 

Data: 4 de Junho 2013
Local: Faculdade de Letras da Universidade de lisboamat 25C3 25A9ria c 25C3 25BAmplice

A Cerimónia de Entrega do Prémio Jorge de Sena 2012, atribuído ao Senhor Professor Doutor Jorge Fazenda Lourenço pela obra "Matéria Cúmplice. Cinco Aberturas e um Prelúdio para Jorge de Sena", decorre na próxima terça-feira, dia 4 de Junho, pelas 18h00, no Anfiteatro 2 da Faculdade de Letras da Universidade de lisboa.

A Cerimónia inclui uma palestra proferida por Jorge Fazenda Lourenço sobre o tema Erotismo e escatologia: inquirições senianas.

epistemological theories IIData: 28 de maio 2013
Local: Sala Brasil, UCP
Entrada livre

No âmbito do Ciclo de Palestras "Re-contextualizing Science in a Humanistic Perspective", decorre no próximo dia 28 de maio, às 18h00, na Sala Brasil, uma conferência proferida pelo Prof. Doutor Günter Hierneis (Universidade de Bremen), intitulada "Economia: Um modo de ver o mundo". 

larry grossData: 20 de Maio 2013
Uma palestra organizada no âmbito da Linha de Investigação Media, Tecnologia, Contextos.

Larry Gross, Professor e Diretor da Annenberg School of Communication, lecionará de 20 a 23 de Maio nos Mestrados e Doutoramentos em Ciências da Comunicação e Estudos de Cultura. É um dos mais reputados professores na área da comunicação a nível mundial, tendo sido presidente da International Communication Association (ICA) em 2011-12.

mat 25C3 25A9ria c 25C3 25BAmplice

O CECC congratula o seu investigador, Professor Doutor Jorge Fazenda Lourenço, que acaba de ser distinguido com a atribuição do Prémio Jorge de Sena 2012 pela obra "Matéria Cúmplice. Cinco Aberturas e um Prelúdio para Jorge de Sena", publicada no ano passado pela editora Guimarães (do grupo Babel).

Cartaz Antonio QuadrosData: 14 e 15 de Maio 2013
Blog do colóquio

Colóquio Internacional, com a organização conjunta do CECC, CEFi e Fundação António Quadros. O Colóquio, sob o Alto Patrocínio da Dra. Maria Cavaco Silva, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Câmara Municipal de Cascais, terá lugar no Auditório do Centro Cultural de Cascais no dia 13 de Maio; na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa nos dias 14 e 15 de Maio, e no dia 5 de Junho no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro

Hans SchemannData: 10 de Maio 2013
Local: Sala 124 (edifício FCH)

A Universidade Católica Portuguesa acolhe no dia 10 de Maio, pelas 10h00, na Sala 124 (edifício FCH), uma conferência proferida pelo Professor Doutor Hans Schemann, intitulada "Falar com Cabeça: Expressões Idiomáticas em Português e Alemão". A iniciativa é promovida pela Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura.

ler shakespeare hamletO CECC convida todos os interessados a participarem no Clube de Leitura "Ler Shakespeare".
10 meses | 10 peças | duas sessões por mês
Data:
2 e 9 de Maio, 18h30
Local: Sala Brasil: Hamlet

Entrada livre e textos disponibilizados mediante inscrição para: 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+ info.

Convite-TCData: 23 de Abril 2013
Local: Palacete Seixas

Tem lugar na próxima terça-feira 23 de Abril, pelas 18h00, no Palacete Seixas, o lançamento do livro Translating Camões: A Personal Record, da autoria de Landeg White. A apresentação da obra será feita pelo Prof. Doutor João Almeida Flor

Sempre No Ar Sempre ConsigoColóquio sobre o Rádio Clube Português
Data: 23 de Abril 2013 | 14h00
Local: Sala 121 (FCH)

Semin 25C3 25A1rio de Tradu 25C3 25A7 25C3 25A3oData: 18 de Abril 2013 | 14h00
Local: Sala 322 (FCH)

Uma organização conjunta do Instituto de Estudos Orientais e do CECC, com a participação dos investigadores Alexandra Lopes (CECC/UCP), Marta Pacheco (FL/UL), Adel Y. Sidarus (IEO/UCP), Eva-Maria von Kemnitz (IEO/UCP) e Badr Hassanien (Filólogo e Tradutor).

Data: 16 de Abril 2013
Local: Sala dos Descobrimentos

O III Seminário Interno da Linha de Investigação "Media, Tecnologia, Contextos" tem lugar na UCP no próximo dia 16 de Abril, pelas 14h30, na Sala dos Descobrimentos, com as seguintes apresentações:

  • Eduardo Cintra Torres - "O Dom na Televisão"
  • Mónica Dias - "(Des)cobrir a Guerra e a Paz no Jornalismo"
  • Tiago Baptista - "A Clip Culture e a Análise Fílmica Digital"

pessoaData: 9 de Abril de 2013, às 18h30
Local: Sala 125 (FCH).

A linha de investigação "Translating Europe Across the Ages" do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura continua o ciclo de conferências sob o título "Ler, Pensar, Traduzi". O autor agora homenageado é Fernando Pessoa, que será apresentado pelo tradutor e investigador Doutor Steffen Dix, no dia 9 de Abril de 2013, às 18h30, na Sala 125 (FCH).

Spring School on the Intersection of Political Economy of the Media and Journalism Studies
Data: 2 a 6 de Abril 2013
Local: UCP

+ info.

Lan 25C3 25A7amento Livro ECTData: 6 de Março 2013
Tem lugar esta quarta-feira, dia 6 de Março, pelas 18h30, na Livraria Leya na Buchholz (Marquês de Pombal), o lançamento do livro "Grandes Chefes da História de Portugal", de Ernesto Castro Leal e José Pedro Zúquete (eds).

O livro inclui um capítulo da autoria do investigador Eduardo Cintra Torres, intitulado "'Queremos um Chefe': Multidão e Carisma em João de Castro Osório (1919-1924)".

working progressData: 21 de Fevereiro 2013 | 18h00
Local: Sala 321 (edifício FCH)

O CECC convida todos os interessados a participarem no grupo de discussão "Working Progress". Nova sessão na quinta-feira, dia 21 Fevereiro, às 18h00, na Sala 321 (edifício FCH).

Data: 19 de Fevereiro 2013
Local: Sala de Exposições (Ed. Biblioteca)

+ info.

Data: 7 de Fevereiro 2013
Local: Sala Expansão MissionáriaDiana Gon 25C3 25A7alves PhD

O CECC congratula a investigadora Diana Gonçalves pelas provas de Doutoramento em Estudos de Cultura que decorreram no passado dia 7 de Fevereiro, pelas 11h00, na Sala Expansão Missionária.

A Tese intitulada "Eskatastrophe: The Representation of 9/11 and the Critique of Singularity in American Culture" obteve a classificação Summa cum Laude, por unanimidade.

Data: 6 de Fevereiro 2013
Local: Sala Expansão MissionáriaC 25C3 25A1tia Ferreira PhD

O CECC congratula a investigadora Cátia Ferreira pelas provas de Doutoramento em Ciências da Comunicação que decorreram no passado dia 6 de Fevereiro, pelas 16h00, na Sala Expansão Missionária. Cátia Ferreira PhD.

A Tese intitulada "Second Life: Representation and Remediation of Social Space" obteve a classificação Summa cum Laude, por unanimidade.

Data: 1 de Fevereiro 2013 | 18h00
Local: Sala de Exposições

Pode haver serviço público com pouca audiência? E o que é pouca? Qual a justa audiência de um serviço público? Qual o mandato da programação no que respeita a audiências expectáveis?

+ info.

2013-Workshop-MemoriaData: 31 de Janeiro, 2013
Local: Sala de Exposições

Uma iniciativa da Linha de Investigação Cultura e Conflito.
Consulte aqui o programa detalhado: Workshop_Memoria.pdf

2013-Professor-Landeg-White

O Professor Landeg White foi entrevistado em Goa a propósito do seu trabalho de pesquisa em torno da obra de Luís Vaz de Camões.
Pode ler a entrevista completa aqui: landeginterview.pdf

2013-Jorge-de-SenaUm projecto editorial do CECC/TEA, coordenado pelo Professor Jorge Fazenda Lourenço.
Consulte aqui a notícia detalhada.

A revista on-line PessoaPlural publicou, na sua segunda edição, um artigo da autoria do Professor Jorge Fazenda Lourenço, intitulado «Lendo Jorge de Sena leitor de Fernando Pessoa».

A PessoaPlural é uma revista académica internacional, dedicada a estudos sobre Fernando Pessoa, editada pelo Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade de Brown, pelo Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Utrecht e pelo Departamento de Humanidades e Literatura da Universidad de los Andes.

O artigo pode ser consultado aqui:
http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/pessoaplural/issues.html