ONeillO projeto Lugares de O’Neill pretende, assinalando diferentes usos da palavra “lugar”, contribuir para a promoção de várias iniciativas em torno da vida e obra de Alexandre O’Neill.

Assinale-se desde logo o sentido geográfico de lugar. São inúmeros os casos da literatura portuguesa em que se estabelecem relações entre a vida e obra dos escritores e os lugares por onde passaram. Eça é indissociável de Tormes e Camilo Castelo Branco tem uma relação profunda com Vila Nova de Famalicão. Ainda que grande parte da sua vida tenha tido lugar em Lisboa, foi em Constância que Alexandre O’Neill viveu os seus últimos anos de vida e há reflexos desta vivência na sua obra. Prova também da estreita relação que O’Neill desenvolveu com Constância, nos últimos tempos da sua vida, foi a doação do seu espólio à Câmara Municipal de Constância, em 1986, ano da sua morte. Em 1994, após a inauguração do atual edifício da Biblioteca Municipal, os cerca de 3500 títulos doados passam a integrar o fundo O’Neill da Biblioteca Municipal de Constância.

Por se reconhecer a relação de O’Neill com este município e, claro, o lugar conspícuo que este poeta tem na história da literatura portuguesa da segunda metade do século XX, é propósito deste projeto desenvolver, em colaboração com a Câmara Municipal de Constância, três linhas de ação.

1. Tratamento técnico-documental da coleção da biblioteca pessoal de Alexandre O’Neill

Proceder-se-á à catalogação e identificação da totalidade do espólio bibliográfico já reunido na Biblioteca de Constância. Para esse efeito, será utilizada uma aplicação, normalizada, de gestão integrada de bibliotecas, designada por KoHa, que se encontra plenamente funcional no seio da Rede de Bibliotecas do Concelho de Constância (http://bibliotecas.constancia.pt/).

2. Criação e dinamização do site

A organização do site será feita a partir da criação de áreas temáticas sobre a vida e obra do autor, resultantes do levantamento e tratamento do material disponível, a nível editorial, jornalístico, audiovisual e registos testemunhais, escritos e visuais, de outras personalidades sobre O’Neill. A título de exemplo da organização temática, indicam-se as seguintes áreas: O’Neill publicitário; O’Neill tradutor; o Portugal de O’Neill; O’Neill e poetas afins; O’Neill cronista; O’Neill e a língua portuguesa; O’Neill e o fado; O’Neill e o humor; O’Neill na televisão; O’Neill levado à cena; Olhares sobre O’Neill. Destacar-se-ão os materiais inéditos e a disponibilização de arquivos ainda desconhecidos.

3. Atividades e divulgação

As atividades serão organizados sobre as mesmas áreas temáticas identificadas para o site, e cada tema dará origem a três atividades, para públicos diferenciados: escolar (workshops), geral (leituras encenadas, exposições) e académico (conferências).